top of page
Group-187.jpg

Blog

Confira nossas novidades, notícias do meio e muito mais

  • Foto do escritorRafael Oliveira

Transporte fretado reduzindo o impacto ambiental.

Atualizado: 4 de mar.



Transporte fretado reduzindo o impacto ambiental
O transporte fretado é uma ótima solução para reduzir o impacto ambiental do transporte

À medida que a conscientização sobre a mudança climática e a importância da sustentabilidade aumentam, as empresas enfrentam a necessidade de repensar suas práticas de transporte. Enquanto no Brasil e América Latina a pauta é um diferencial, na Europa e América do Norte, ações sustentáveis já são obrigatórias. No cenário do transporte, o individual, muitas vezes representado por carros particulares, é um dos maiores contribuintes para as emissões de CO2 nas cidades. Com base nisso, fica a pergunta: como funciona o transporte fretado reduzindo o impacto ambiental? Sua empresa pode tomar atitudes sustentáveis na maneira como transporta os colaboradores diariamente?


Neste artigo, exploraremos como o transporte corporativo pode ser uma solução eficaz para responder essa pergunta e reduzir o impacto ambiental do transporte.


Transporte fretado reduzindo o impacto ambiental: o custo do CO2 gerado pelo transporte.


O transporte individual é um dos maiores vilões quando se trata de emissões de dióxido de carbono, o famoso CO2. Quando incluímos nessa equação o transporte diário para o trabalho, a situação fica ainda mais crítica. Nessas condições os carros particulares frequentemente transportam apenas um passageiro e podem percorrer longas distâncias, contribuindo para o congestionamento e a poluição do ar nas cidades. Já o transporte público não ocupa o topo da pirâmide dos mais poluentes, no entanto, o problema desses meios está mais associado à precariedade e falta de segurança




Essas emissões não apenas contribuem para a mudança climática, como também afetam diretamente a qualidade do ar e a saúde das pessoas. Mas, se o deslocamento diário é inevitável e as opções de transporte público nem sempre são as melhores, como fazer para se movimentar sem medo?


O transporte fretado é uma boa maneira de reduzir o CO2


Uma solução eficaz para reduzir as emissões de CO2 é adotar o transporte fretado. Os veículos fretados geralmente carregam um número significativamente maior de passageiros, o que distribui as emissões individuais entre um grupo maior, resultando em uma pegada de carbono consideravelmente menor por pessoa.


Além disso, o fretado oferece a segurança e conforto que os usuários de transporte individual almejam, além de muitos outros benefícios. Para a empresa, o controle e transparência são fundamentais nesse modelo de transporte.


Programas ambientais e CO2 por colaborador


Para empresas comprometidas com a sustentabilidade, é essencial implementar programas ambientais que incluam metas para reduzir as emissões de CO2 por colaborador. Isso pode ser alcançado por meio da promoção do transporte compartilhado, como o transporte fretado, e incentivando os colaboradores a deixarem seus carros particulares em casa.


É possível, também, calcular a redução de CO2 e acrescentar esses dados aos relatórios sociais da companhia. Basta, ao adotar o transporte fretado, analisar as emissões estimadas dos veículos individuais em comparação com as emissões dos veículos fretados, considerando fatores como o tamanho da frota, a distância percorrida e o consumo de combustível, entre outros.


Como avaliar as opções e quando vale a pena optar pelo transporte corporativo?


A avaliação das opções de transporte deve levar em consideração não apenas o impacto ambiental, mas também a eficiência operacional e os custos. O transporte corporativo, como o fretado, frequentemente se destaca como uma opção sustentável e econômica, especialmente quando se trata de transportar grupos de colaboradores para o mesmo local de trabalho.


Além de reduzir os custos e as emissões de CO2, o transporte corporativo também pode melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Viagens mais confortáveis, seguras e sociais podem energizar os colaboradores, tornando-os mais produtivos e satisfeitos.


O diferencial da sua empresa ao investir nessa área: people, planet, profit



Investir em transporte corporativo sustentável não apenas reduz o impacto ambiental, mas também demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Isso pode atrair talentos, melhorar a reputação da empresa e contribuir para o aumento dos lucros. Já falamos dessa relação de People - Planet - Profit em outro artigo.


Em resumo, o transporte para funcionários e seu impacto ambiental são tópicos cruciais para empresas que buscam uma abordagem mais sustentável. Adotar o transporte fretado não apenas reduz as emissões de CO2, mas também traz benefícios significativos para os colaboradores e para a empresa como um todo. Participe ativamente dessa jornada rumo à sustentabilidade corporativa, onde todos saem ganhando: as pessoas, o planeta e os lucros.


41 visualizações0 comentário

Kommentare


Img-form-01.webp
Quantidade de Veículos

Todos os artigos

bottom of page