top of page
Group-187.jpg

Blog

Confira nossas novidades, notícias do meio e muito mais

  • Foto do escritorRafael Oliveira

Por que o transporte fretado emite menos CO2 que o transporte individual?

Atualizado: 26 de mar.

Ônibus com dados de emissão de CO2

Nas grandes metrópoles o transporte pode ser caótico e deficitário, mas esses não são os maiores problemas.


Nas grandes metrópoles o transporte pode ser caótico e deficitário, mas esses não são os maiores problemas. A poluição gerada pela emissão de gases nocivos, que são produto da queima de combustíveis fósseis, são potencialmente mais prejudiciais que o estresse e fadiga que um engarrafamento pode acarretar. Nesse cenário pode-se pensar em soluções menos poluentes com veículos de tração humana, como bicicletas, ou até tecnologias mais recentes como carros híbridos ou elétricos. A primeira opção permite deslocamento livre, sem perda de tempo no tráfego mais pesado, no entanto, não possibilita a cobertura de grandes distâncias, enquanto a segunda opção não evita o trânsito das grandes cidades e ainda conta com certa defasagem em autonomia e postos de recarga. Tendo isso em mente fazemos uma pergunta:

Como evitar engarrafamentos e cuidar do planeta?


Na ótica da mobilidade urbana, reduzir grandes aglomerações nos deslocamentos diários tem relação com o investimento em transporte coletivo. Por outro lado, o investimento em meios públicos de transporte nem sempre é prioridade dos governos, então como aliar os dois mundos? Bem, o transporte fretado para colaboradores de grandes indústrias pode ser a resposta pois aliam os pontos positivos do transporte em massa ao conforto e segurança do carro particular - e ainda dá para descansar na viagem.

Comparando o transporte fretado com o particular.



Transporte fretado x transporte individual


Você certamente já viu essa imagem que representa o espaço que veículos coletivos ocupam quando comparados aos carros particulares. Um relatório recente das operações da Buus revelou dados interessantes e o que chama atenção é o número de veículos envolvidos no transporte diário de colaboradores. Em 2022 foram utilizados 1.540 coletivos fretados, consegue imaginar quantos carros são deixados em casa em um dia útil? Quanto de trânsito é possível evitar? E quanto às emissões de CO2, é possível calcular?



dados da operação da Buus em 2023

O transporte fretado emite menos CO2?


A resposta é sim,o transporte fretado emite menos CO2! A mobilidade corporativa para funcionários tem papel importante para a redução de emissão de CO2. O levantamento anual da Buus provou que a emissão de 26 mil toneladas de CO2 foi evitada somente durante o ano de 2022 - esse valor é equivalente ao trabalho de 1 milhão de árvores.



evitamos a emissão de 26 mil toneladas de CO2


Sob o ponto de vista da Gestão de Mobilidade, quais as preocupações devem estar em pauta?


O papel da gestão de mobilidade é fundamental para que os números citados acima sejam cada vez melhores, pois cabe a tal equipe a escolha e definição de diretrizes para o planejamento do transporte. Na prática, o gestor de mobilidade pode, através de suas ações definir, por exemplo, uma distância de caminhada maior para seus colaboradores a fim de reduzir o deslocamento do transporte. Ou podem investir em roteirização dinâmica e assim otimizar o transporte de acordo com as necessidades diárias de sua organização.

Vale destacar que o equilíbrio entre os benefícios direcionados a pessoas, lucro e planeta é essencial para que as decisões não sejam tomadas no impulso da redução da pegada de carbono em detrimento da saúde financeira ou energia humana dos colaboradores.


Qual a vantagem da redução da emissão de CO2 para as empresas?


Reduzir as emissões de gases poluentes significa estar no caminho certo para mitigar os efeitos nocivos das operações do dia a dia, como nas grandes indústrias, por exemplo.

Sua empresa pode reduzir a pegada de carbono criando uma floresta - e seria sensacional - mas, enquanto isso não for possível, invista em transporte fretado para seus colaboradores, já será um grande passo.

32 visualizações1 comentário

1 Comment


Carros Aqui
Carros Aqui
Oct 06, 2023

As empresas ainda não perceberam a necessidade de soluções sustentáveis para a mobilidade urbana em metrópoles, além de ter melhores horários de ônibus para os trabalhadores. O transporte fretado é uma ótima alternativa eficaz para reduzir congestionamentos e emissões de CO2

Like
Img-form-01.webp
Quantidade de Veículos

Todos os artigos

bottom of page