O controle de acesso é um mecanismo que individualiza e monitora pessoas, veículos e outros objetos. Ele permite rastrear e gerenciar o acesso de forma individual e qualitativa. Essa tecnologia é aplicada em diversos contextos, desde estacionamentos até academias.
No caso do transporte corporativo, o controle de acesso não só agiliza o embarque, mas também pavimenta o caminho para uma jornada segura e com dados operacionais precisos, como veremos a seguir.
Benefícios imediatos do controle de acesso no transporte
Destacamos 4 pontos que são importantes - e muito procurados - na hora de optar por uma tecnologia de controle de acesso, são eles:
Ocupação em tempo real: monitoramento da quantidade de passageiros em cada veículo.
Planejamento otimizado: Baseado nos dados, é possível ajustar a frota de veículos conforme a demanda.
Redução de custos: Evita desperdícios e ociosidade de assentos.
Segurança, conforto e satisfação: Passageiros autorizados se beneficiam de um serviço eficiente e seguro.
O controle de acesso por QR Code e o aumento de velocidade de embarque
Uma das soluções eficientes para controle de acesso é o uso de QR Codes. Esses códigos bidimensionais permitem a rápida identificação dos passageiros. Ao escanear um QR Code, o sistema registra automaticamente a entrada ou saída do usuário. Isso contribui para que os usuários tenham um embarque mais rápido e seguro.
O QR Code também se apresenta como uma tecnologia democrática e acessível, podendo estar na tela de celulares ou impressos em crachás e cartões de embarque.
Integração com controles de acesso existentes
Embora o QR Code seja uma solução autônoma, é possível integrar o controle de acesso do transporte fretado com sistemas de controle de acesso já existentes nas empresas, como leitores de crachás, por exemplo. Isso facilita a transição e aproveita infraestruturas preexistentes.
O controle de acesso é fundamental para empresas que oferecem transporte fretado, proporcionando benefícios tanto para a organização quanto para os funcionários.
Comments