
Para finalizar a nossa série de conteúdos sobre modelos de trabalho, vamos apresentar como transportar colaboradores no trabalho híbrido e as melhores soluções que pensamos para seu negócio.
Para finalizar a nossa série de conteúdos sobre modelos de trabalho, vamos apresentar como transportar colaboradores no trabalho híbrido e as melhores soluções que pensamos para seu negócio e, se você perdeu nosso primeiro conteúdo sobre o tema, é só visitar nosso artigo sobre os desafios e oportunidades.
Anteriormente, pontuamos as preocupações que o Gestor de Mobilidade, que é a peça da equipe responsável pelo transporte dos colaboradores, deve se empenhar em resolver, vamos relembrá-las:
Saber qual colaborador está viajando e quais os seus dias presenciais;
Saber onde residem e a parada preferida destes funcionários;
Criar nova roteirização para buscar os trabalhadores, não abrindo mão da eficácia e praticidade;
Comunicar as novas rotas e paradas tanto para o colaborador quanto para o condutor do veículo;
Verificar o bom andamento da operação.
Para saber mais sobre os problemas de cada um desses pontos, é importante conferir um de nossos artigos anteriores e não perca nossas publicações semanais sobre transporte de seus colaboradores.
Como ajudamos a saber onde moram os colaboradores?
Para transportar colaboradores no trabalho híbrido é necessário ter o controle de quem está usando o veículo – e se o faz no momento certo – o que não é fácil, principalmente em empresas com centenas de funcionários. Com o sistema de controle de acesso da Buus é possível saber exatamente quando o colaborador faz o check-in, além de saber os horários e dias que os colaboradores utilizam o transporte. É possível também inabilitar os usuários fora da escala de uso daquela linha de transporte para que os dados gerados possam ser inseridos em relatórios e apontarem o uso adequado ou não do transporte.
Como saber quem está viajando?
Aqui é importante o trabalho em conjunto entre o colaborador, Gestor de Mobilidade e equipe da Buus, sendo a COMUNICAÇÃO a palavra chave para o bom funcionamento dessa etapa.
Nossa plataforma é capaz de organizar digitalmente quais funcionários estarão presentes por meio da nossa ferramenta de reserva de assentos. Cada colaborador, ao marcar seu assento para a viagem do dia seguinte, envia ao App uma confirmação de presença e, a partir daí, é somado mais um ponto na roteirização, ou seja, ao final do dia o banco de dados é alimentado e atualizado para o próximo dia.
Como a Buus recalcula a roteirização para motoristas e trabalhadores?
Nessa etapa a diferença entre o uso de ferramentas específicas e o trabalho manual fica mais evidente. Se em um GPS de uso pessoal, por vezes, já é complicado administrar mudanças de rotas e paradas, imagine quando falamos de centenas de colaboradores. A expertise da Buus e nossa ferramenta de roteirização são capazes de resolver cálculos complexos de alteração de rotas em minutos e de maneira otimizada, ou seja, além da velocidade no rearranjo dos dados há a certeza de que a solução é a melhor possível. Há ainda a possibilidade de criar nova roteirização apenas para quem estiver viajando, além da utilização de vários modelos condizentes com a politica de transporte, necessidades e práticas da empresa.
Como comunicar as novas rotas e paradas tanto para o colaborador quanto para o condutor do veículo?
Geramos as novas rotas e paradas, mas como comunicá-las? Em um cenário sem nossas ferramentas, isso seria feito de forma manual, por e-mail, memorando, intranet etc., porém, utilizando nossa plataforma, todos os dados gerados na etapa anterior ficam à disposição de todos os envolvidos a partir de um clique. Ao confirmar os dados da nova roteirização basta um “OK” para que sejam atualizados os ambientes de motoristas, com dados como nova rota e paradas, e de usuários, com dados sobre mudança de horário de partida ou ponto de embarque.
Como verificar o bom andamento da operação?
É possível acompanhar a operação tanto em tempo real quanto ao final de um período estabelecido e, o controle de acesso, já citado, mostra o embarque e desembarque dos colaboradores e ajuda a apontar o uso adequado – ou não – do transporte. É possível também acompanhar em tempo real o deslocamento de toda a frota de veículos que servem sua empresa por meio de um mapa interativo, além de horário estimado de chegada e atrasos causados por permanência prolongada em algum ponto de embarque. Todos esses dados condensados também viram relatórios que podem ser mensais, bimestrais ou como a empresa preferir.
Por que transportar com a Buus?
Agora que você descobriu como transportar colaboradores no trabalho híbrido, ficou fácil entender como a Buus pode recalcular a rota de seu negócio, ajudando a otimizar cada centímetro da sua operação de transporte dos seus colaboradores, proporcionando economia, sustentabilidade e mais sorrisos para todos os envolvidos. Para saber mais entre em contato conosco!
Comments